Santa Mena

 

Nasceu em Toulosse, próximo de Neufchateau. Seu pai, rico senhor descendente de uma família de príncipes, se chamava Raccins e sua mãe Lientrude. Logo foi apresentada ao bispo de Châlons, D. Memmie, para ser batizada. Ainda jovem, a trouxeram de volta para Châlon, onde foi colocada por D. Memmie em um convento. Com frequência ele vinha lhe visitar, dar orientações espirituais e fazia germinar em seu coração, todos admiravam suas belas qualidades e logo ela desenvolveu uma virtude muito rara: a constância. Seus pais a retiraram do convento e apresentaram–na à corte. Mena foi logo pedida em casamento por vários príncipes. Seu pai apoiava suas intenções mas a santa moça, que tinha se entregado a Deus, nunca consentiu. Assim, constantemente ela fechou os olhos para as honras, riquezas e os prazeres que o mundo se apressava em lhe oferecer, pois tudo estava a seu alcance mas não lhe satisfazia, era desapegada. No entanto, seu pai persistia em lhe fazer aceitar a mão de um grande senhor a quem ele tinha dado sua palavra. Surpresa com esta decisão, Mena suplica a Deus, e por sua inspiração saiu secretamente do castelo do seu pai e se dirigiu para Châlons. Enquanto D. Memmie celebrava a Santa Missa, Mena se dirige com olhos cheios de lágrimas e suplica a D. Memmie para consagrá-la a Deus para o resto de seus dias. Espantado com esta proposta, ele se recusa em fazê-lo sem o consentimento de seus pais; mas de repente o véu se eleva no ar diante de toda assembléia, confirmando o sinal de Deus. Em seguida ele se desce lentamente e se coloca sobre a cabeça da jovem. Com este prodígio, D. Memmie conhece a vontade divina, termina a cerimônia e consagra Mena religiosa e a retém algum tempo em Châlons. Instruídos de tudo o que aconteceu, os pais de Mena se submetem a vontade divina e não mais lhe propõem outros caminhos. Mena volta a seu país onde fica até a morte de seus pais. Forçada a deixar a casa paterna para escapar da perseguição da época, ela vai para Fontenet. Mas ela vem se submeter à conduta de Sta. Pome, à qual ela sucede na direção das Filhas de Deus, cargo nunca negligenciado por ela no qual ficou 12 anos. Deus a honrou enquanto viva com o Dom dos Milagres. Ela entrou na glória celeste em 03 outubro. A capela de Mena se situava no centro da floresta de Mene (sudoeste de Blénod les Toul). Hoje não resta mais nada.

Esta virgem continua tendo lugar de honra na França e curiosamente seu culto se expandiu mais nas proximidades da Montanha do que na Planície. Ela é titular das igrejas de La Chapelle , Deycimont, Jeuxey Madecourt e outrora Valleroy-le-Sec (hoje São João Batista) . Atualmente, a maior parte das relíquias de Santa Mena está conservada em Puzieux e Mirecourt. Destas relíquias o mais interessante e autêntico é o Mausoléu de Deycimont, cuja Santa Mena é padroeira especial.

Perto do local da capela de Mena corre ainda uma pequena fonte que nunca seca (nem a seca do verão de 2003, diminuiu o curso desta fonte). Em Puzieux perto de Mirecourt (Vosges – França) há uma capela que guarda a lembrança assim como sarcófago desta Santa. Em 15 de maio 1036 o Bispo de Toul, Brunon - futuro Papa Leão IX transfere as relíquias para a abadia de Poussay onde elas ficaram até a revolução. Hoje uma grande parte destas relíquias está em Puzieux. Uma outra se encontra igualmente na igreja de Blenod-les-Toul. Antigamente neste lugar onde se presume que ela morreu, existia outra capela dedicada à nossa santa que havia sido reconstruída e enriquecida no início do século XVI por um bispo chamado Hugues des Hazards.

 

A devoção a Santa Mena no Brasil se iniciou a partir dos anos 80 com a construção da Igreja com esse título na cidade de Guarulhos, no Estado de São Paulo. A igreja recebeu Mena como intercessora porque, durante seu tempo de construção, os fiéis estavam com problemas para acabar a obra. Para realizar a construção, o povo fez uma promessa que, se concluíssem, a igreja seria dedicada aSanta Filomena. Acontece que, durante a busca pelo histórico da santa, os fiéis se depararam com a história de Mena. Como não havia paróquia dedicada a essa santa no Brasil, foi decidido que a de Guarulhos seria a primeira.

 

MENSAGEM DE SANTA MENA NO DIA 13 DE MAIO DE 2012

 

MARCOS: “-Bela princesa do Céu quem sois vós?”

 

“-Amados irmãos Meus, Eu, MENA, serva do SENHOR, serva de Maria Santíssima, venho hoje dar-vos Minha primeira Mensagem, dar-vos a Paz e cobrir-vos com O Meu manto de Amor!

Dai os vossos corações à Virgem Santa, com Amor, Generosidade e Perseverança todos os dias, procurando sempre mais resistir à vossa vontade corrompida e rebelde, negando a ela tudo o que ela quer e dando à Senhora de Fátima, à Mulher Vestida de Sol, a Senhora da Paz, o vosso sim, o vosso Amor, o vosso coração, a vossa vida inteira, para que tudo sirva para os Planos de Salvação que Ela fez para toda a humanidade e vós possais ser, nas mãos da Santíssima Virgem, uma ferramenta hábil, eficaz e sempre pronta, que Ela pode usar para realizar Suas Obras de Graça no meio dos Seus filhos.

Dai o vosso coração à Mãe de DEUS, à Senhora de Fátima, procurando todos os dias fazer, não apenas o que mais agrada a DEUS, mas também procurando fazer tudo o que vós podeis com vossas forças realizar pelo SENHOR, realizar pela Mãe de DEUS, pela Salvação das almas, para que então a vossa vida verdadeiramente seja um hino vibrante de Amor ao SENHOR e a Ela. E as almas, escutando esse hino de Amor nas vossas vidas, ou seja, vendo o Amor de DEUS, a presença, a Graça do SENHOR e da Senhora nas vossas vidas e nas vossas almas, queiram elas também seguir como vós pelo caminho do Amor, pelo caminho da Graça, pelo caminho da Santidade.

Dai os vossos corações à Mãe de DEUS, procurando sempre mais amá-La com todas as forças do vosso coração, sem medo a amardes muito, pois nunca vós a amareis mais do que JESUS a amou. Segui o exemplo do Mestre que por trinta anos foi submisso e dócil a Ela e vós também obedecei-A, pois fazendo isso, vós seguireis pela estrada do perfeito Amor, da Graça, da Salvação e Cristo crescerá em vós todos os dias nas vossas almas sempre mais até atingir a plenitude.

Eu, Mena, estarei a vosso lado para vos ajudar. Não tenhais medo, porque a Santidade não é um caminho tão impossível como tantos pensam, a Santidade só é difícil para aqueles que se recusam a desapegar-se de si mesmo e do mundo, mas para aqueles que já se desapegaram, que deram o primeiro passo fundamental, primordial, a Santidade se torna leve, se torna doce, se torna uma verdadeira vida de alegria a cada dia.

Eu estarei convosco para vos ajudar a crescer na Santidade, perseverai no Amor de DEUS e da Virgem Santa, pois o Castigo está muito próximo, o Aviso está às portas e agora vós não podeis voltar mais atrás, porque vós estais já a poucos passos da grande renovação do mundo, de receberdes o grande prêmio que o SENHOR e a Mãe de DEUS reservaram para todos aqueles que O seguiram pela estrada da vida, pela estrada da Oração, do Amor e da Pureza até agora. Ficai firmes, pois o inimigo quer derrubar os servos de DEUS agora nos últimos metros, nos últimos
trechos da grande caminhada. Não permitais que Satanás vos derrube, para tanto, recorrei sempre
mais à Oração, à Meditação, ao Silêncio, à Reflexão, à união com DEUS. Recorrei a Nós, os Santos e os Anjos que tanto podemos e queremos ajudar-vos. Procurai também cultivar nas vossas almas, as Virtudes cristãs: a Bondade, a Generosidade, a Verdade, a Sinceridade, a Humildade, a Obediência ao SENHOR, a Prontidão no Seu serviço para que sempre mais, nas vossas almas, consolidem-se as Virtudes que vos tornarão sempre mais agradáveis a DEUS, à Mãe de DEUS e
vos alcançarão o prêmio, a coroa da vida eterna que o SENHOR e a Mãe de DEUS vos prometeram.

Seguindo pela estrada das Virtudes, tereis garantida a coroa de Glória para vós. Esta coroa está vos reservada. Vinde irmãos! Correi ao encontro do SENHOR e da Mãe de DEUS que vem a
vós para dar a Paz ao mundo inteiro! Entregai-Lhes vossos corações e segui sempre mais à frente na Paz do SENHOR.

Eu, Mena, estendo agora sobre vós o Meu Manto de Amor e cubro-vos sempre mais com as bênçãos do SENHOR.”

 

“MARCOS: "-Até breve! Até breve querida Santa Mena!

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!