Santa Priscila

Santa Prisca ou Priscilla se trata de uma importante Santa, que conquistou a admiração de todos desde os primeiros tempos do Cristianismo.

Além de ser considerada a mais antiga Santa romana também se tornou uma das mulheres mais veneradas na Igreja.

A tradição diz que ela teria sido martiriza nas primeiras execuções dos cristãos e teria enterrada nas catacumbas. Santa Prisca tem uma igreja na Aventine Hill.

De acordo com a Ata de Prisca, Prisca era uma moça ainda jovem, que aos treze anos foi condenada pelo Imperador Cláudio por ser Cristã. Este Imperador ordenou que ela sacrificasse ao deus Apolo e, diante de sua recusa, ela foi flagelada, colocada na prisão e condenada à morte no anfiteatro pelos leões, mas os dois leões que foram soltos em vez de atacá-la, para o espanto de todos, foram lamber os seus pés. Ela então foi enviada de volta à prisão e depois decapitada. Uma águia teria ficado vigiando seu corpo até que o mesmo foi enterrado, protegendo-o  de qualquer predador.

Foi construída na colina onde foi enterrada, uma igreja dedicada a ela.

Na liturgia da igreja católica ela é mostrada como uma jovem cristã com dois leões a seus pés, uma espada e uma águia perto dela.

O leão a seus pés significa a conquista do paganismo. Ela  é venerada em Roma onde suas relíquias são guardadas na igreja de Santa Prisca e sua festa consta em calendários de 16 monastérios.

Com o passar do tempo, criou-se uma confusão e Prisca foi identificada com Priscila.

Temos aí, três Priscas ou Priscilas. Uma é a que tem a Igreja e relíquias no Monte Avelino, a outra pode ter sido uma matrona romana, fundadora das catacumbas que leva seu nome.

No século VIII, essa Prisca se confunde com a esposa de Áquila , a quem São Paulo menciona em suas epístolas.  Esse casal , também tinha uma Igreja dedicada a eles em Roma, descobertas em recentes escavações arqueológicas.

A sepultura de Santa Priscila foi descoberta no dia 03 de maio de 1616 quando estavam sendo feitas escavações para se encontrar o túmulo de São Esperate.

Sobre seu túmulo havia uma inscrição que mencionava que ela dera sua vida em sacrifício pela causa da Fé.  A lápide que cobria seu sarcófago continha a seguinte inscrição: “+ D(E)D(ICAVIMUS) F(IDE)L(I) MART(YRI) PRISCE NIMIS N(OBIS) D(ILECTAE)”, que traduzida significa: DEDICAMOS (ESTE SEPÚLCRO) À FIEL MÁRTIR PRISCA POR NÓS ARDENTEMENTE AMADA.

Segundo a interpretação dos descobridores, esta epígrafe deve ter sido colocada pelo Bispo de Cagliari, Brumasio, no início do século VI. Pesquisas recentes do arqueólogo Mauro Dadea demonstraram que este bispo providenciara pessoalmente a colocação das relíquias de São Esperate, e de outros mártires seus companheiros, na antiga igreja do centro habitado de Valeria, depois conhecida como São Esperate. Esta jovem, portanto, viveu no tempo da perseguição aos cristãos pelos romanos, no século II d.C.

As atas do descobrimento das relíquias, que se encontram no Santuário de Caller do Pe. Esquirro, relatam um fato extraordinário: quando o sarcófago de Prisca foi aberto, o seu corpo apareceu, para grande espanto dos arqueólogos, imerso em um mar de rosas. Os descobridores seiscentistas de seu túmulo supõe que a Santa tivesse origem sarda.

As suas relíquias, conforme consta de documentos antigos do século XVII, foram deixadas em São Esperate. No decorrer dos séculos se perdeu a sua exata localização. Mas alguns fragmentos menores destas relíquias foram distribuídos a alguns expoentes da alta aristocracia, que os conservaram nas capelas privadas de seus palácios. Uma destas relíquias, depois do falecimento do último representante de uma família nobre de Cagliari, da qual era proprietário, retornou a São Esperate no ano jubilar de 2000, doada pelos seus descendentes.

Todos os anos, no dia 5 de maio, data do "adventus", isto é, dia da trasladação do corpo da Santa para a cidade, no dia mesmo em que se celebra a solenidade de Santa Prisca, Virgem e Mártir, a relíquia é exposta ao culto público na igreja paroquial, para onde vem transportada numa procissão pelas ruas da cidade, que para a ocasião se enfeita com um tapete de pétalas de perfumadíssimas rosas.

 

NAS APARIÇÕES DE JACAREÍ, SANTA PRISCILA APARECEU PELA PRIMEIRA VEZ NO DIA 09 DE NOVEMBRO DE 2014 E NOS COMUNICOU UMA IMPORTANTE MENSAGEM, EI-LA:

 

Mensagem de Santa Priscila - 09 de novembro de 2014

 

Amados irmãos Meus, Eu, Priscilla, Priscila, serva do Senhor e da Mãe de Deus alegro-Me por vir hoje com Ela para vos abençoar e dar a Paz.

Há muito tempo desejava vir Aqui e hoje determinou o Altíssimo que Eu viesse para dizer-vos: Buscai o Amor enquanto Ele se deixa encontrar. O Amor é Deus, o Amor é Jesus, Jesus é Amor.

Buscai Jesus, buscai Deus enquanto Ele se deixa encontrar por vós Aqui, para que a vossa alma de um deserto de pecado de maldade e de impureza se transforme num Jardim verdejante, perfumado de virtudes, graças e amor.

Buscai o Amor enquanto Ele se deixa encontrar por vós Aqui, buscai-O com o coração aberto, humilde, sincero, sem prepotência, sem soberba nem dureza. Porque a esses Deus resiste, Deus resiste aos soberbos e dá a Sua graça só aos humildes, ou seja, só aqueles que realmente reconhecem que sem Deus nada são, nada podem e que só em Deus está o verdadeiro e o perfeito amor.

Buscai o Amor enquanto Ele se deixa encontrar Aqui, abrindo de par em par as portas do vosso coração para o Senhor, deixando-O entrar com a Sua graça e transformar-vos completamente numa obra de maravilhosa beleza para a Sua maior glória, Seu maior triunfo e exaltação.

O Senhor está tão perto de vós Aqui, quantos O procuram por todos os lados e desprezam a Sua presença Aqui. Se viessem Aqui com o coração humilde, contrito e humilhado o Senhor se deixaria encontrar por Eles. A Mãe de Deus se deixaria encontrar por eles e eles teriam um encontro verdadeiro com Deus e com a Mãe de Deus. Mas a sua soberba afasta-Os, a sua prepotência, a sua dureza de coração afasta-Os e por isso quanto mais buscam o Senhor por outros lados, menos o encontram e mais Dele se afastam. Porque não querem a verdade, não querem encontrar o Senhor Aqui na simplicidade deste Lugar.

Bem aventuradas as almas que buscam o Senhor Aqui e que abrem o seu coração para Ele vendo a Sua presença Aqui além das circunstâncias. Porque verdadeiramente Aqui encontrarão o Senhor e receberão Dele e da Sua Mãe graça sobre graça, benção sobre benção. De modo que gritarão extasiados: Já não sou Eu que vivo, mas é Deus que vive em Mim.

Buscai, buscai o Senhor. Buscai o Senhor enquanto Ele se deixa encontrar por vós, porque em breve o Senhor se retirará de vós. Se ocultará por um tempo como se ocultou dos Seus Apóstolos três dias depois da Sua Paixão no seio da Terra. O Senhor se ocultará para provar a perseverança dos justos e ao mesmo tempo para dar àqueles que não o procuraram o Castigo devido do seu abandono.

Por isso, buscai o Senhor enquanto ainda é tempo, porque agora é tempo de Graça, de Benção e de Misericórdia! Sim, esse tempo de Misericórdia findará e a Mãe de Deus não vos dará mais Mensagens. Então, felizes daqueles que fortaleceram e alimentaram o seu coração com a palavra Dela durante esses anos. E desgraçados daqueles que desprezaram as palavras Dela, porque sentirão fome e não terão pão para comer. Ou seja, Sua alma estará mergulhada em trevas profundas e não terão mais as Mensagens e Conselhos da Mãe de Deus para arrancá-los das suas trevas, definharão de fome e inanição espiritual.

Enquanto que aqueles que buscaram a Mãe de Deus e com Ela perseveraram todos esses anos estarão com as suas almas saciadas da graça de Deus, dos Dons do Espírito Santo, do Amor do Senhor, da Sabedoria Celeste, das Bênçãos Divinas.

Se não quiserdes ser Meus irmãos, do número dos infelizes que irão morrer de fome espiritual, buscai agora o Senhor e a Sua Mãe enquanto Eles Aqui vos dão pão e pão em abundância. Fechai os vossos ouvidos, ou seja, os sentidos da vossa alma para as tentações do demônio. Refutai-as com a palavra de Deus, com as Mensagens da Mãe de Deus, meditando-as com a oração, com a meditação de tudo que a Mãe de Deus já fez Aqui. Porque as obras da Mãe de Deus Aqui são admiráveis para aqueles que nelas meditam e aqueles que meditam nas palavras que a Mãe de Deus deu Aqui e nas Suas obras tem a força e a sabedoria para repelir toda a tentação de satanás, por maior que seja.

Perseverai na Oração, perseverai na graça de Deus, perseverai no Santo Rosário. Oh, se Eu tivesse tido o Santo Rosário nos tempos em que vivi em Roma nos primeiros séculos da era cristã! Oh, como teria rezado, como O teria amado! Vós viveis neste tempo bendito quando tendes o Santo Rosário, amai-O, rezai-O, porque Ele é um meio seguro e eficaz de salvação. Aqueles que O rezarem o Senhor decretou não negar nada nunca, porque é a Oração da Sua própria Mãe Bendita.

Caminhai sempre mais no caminho do Sacrifício e da Penitência. Voltai a fazer Jejum pelo menos nas sextas-feiras, mesmo os que trabalham, todos devem jejuar. Porque todos tem uma alma que a qualquer momento pode perder o tesouro precioso do amor de Deus, do amor de Maria Santíssima e de todas as graças que já recebeu. Por isso guardai o vosso tesouro com o Jejum para que satanás não use a vossa carne para fazer a vossa alma perder todos os tesouros do Céu que recebeu.

O Amor de Deus é um tesouro maravilhoso, quando a alma o tem ela vive mais como Anjo, do que como homem. Vive imersa na Paz, no Amor de Deus, na Alegria, vive imersa na Amizade Divina, na própria transcendência recebendo luz sobre luz do Senhor. Mas é um tesouro muito fácil de se perder, basta um pecado, basta um apego, basta uma paixão não combatida, não refreada e pronto, a alma perde tudo o que ganhou, tudo.

Não corrais este risco, não percais o vosso tesouro, vigiai-O, guardai-O num cofre forte que ninguém jamais poderá arrombar. Este cofre é o Coração Imaculado de Maria, guardai o vosso tesouro no cofre Dela por meio do Rosário, por meio do Jejum, da meditação das Mensagens Dela, da fuga do pecado e, sobretudo, pela perfeita Escravidão de Amor a esta Mãe Santíssima.

Sede sempre ‘sim’ a Ela, sempre ‘sim’ à vontade Dela e se o fizerdes seguro estará o vosso tesouro no Céu, no coração da Virgem Maria. E quando partirdes deste mundo este tesouro se transformará numa veste riquíssima de glória eterna com a qual sereis revestidos e colocados no meio dos Anjos para cantar os louvores do Senhor e da Mãe de Deus por toda a eternidade.

Rezai, a Oração é condição de Salvação, a Oração é o segredo da Salvação.

A todos Eu agora, vos abençôo com muito amor de Roma, de Lourdes e de Jacareí.”