Santa Perpétua e Santa Felicidade

Santa Felicidade e Santa Perpétua - Mártires
 

Perpétua é também conhecida como Vivian Perpétua.

Nascida de família nobre pagã. Convertida ao cristianismo. Esposa e mãe. Martirizada com sua criada e amiga, também convertida, Santa Felicitas( no Brasil: Felicidade).

No tempo de Santo Agostinho sua historia era tão popular que ele, Santo Agostinho, chegou a advertir aos cristãos que lessem  também as Sagradas Escrituras.

As duas santas foram martirizadas em 7 de março de 203, na cidade de Cartago, Norte da África, por ordem do imperador romano Sétimo Severo, que havia proibido a conversão de Cristãos. Em conseqüência deste decreto, cinco catecúmenos foram caçados e presos em Cartago: Perpétua, uma jovem casada de origem nobre; a escrava Felicidade e seu companheiro Revocatus; Saturnino e Secundulus. A seguir se juntou ao grupo Saturus, que se declarou Cristão perante o júri.

Antes de serem enviados para a prisão, os cinco catecúmenos foram batizados. Uma visão indicou a Perpétua que seu martírio estava próximo. Seu pai, que não era Católico, mas pagão, tentou convencê-la renegar sua Fé para escapar do martírio, mas foi em vão.

O julgamento aconteceu com o Procurador Hilariano e os seis confessaram sua Fé Cristã. Novamente o pai de Perpétua, com o filho dela nos braços, tenta convencê-la a abandonar a Fé, com ajuda do procurador, mas ela continua irredutível.

Os  seis Cristãos foram condenados a serem despedaçados por feras e eles agradeceram a Deus pelo martírio. Santa Perpétua rezava pelo seu irmão que não tinha sido batizado e isto, de certa forma atesta a antiguidade da crença no Purgatório. Santa Perpétua teve visões de seu irmão mais novo ficando mais feliz e saudável. Em outra visão ela se viu conquistando um etíope selvagem, o que a fez acreditar que ela não iria lutar com animais, mais sim com o Demônio. Saturus também escreveu suas visões, onde ele viu a si mesmo e a Perpétua sendo carregados por Anjos para um jardim, onde eles encontrariam outros africanos Martirizados na mesma perseguição.

Os Cristãos iriam para a arena com os animais em jogos realizados durante as comemorações de aniversário do imperador Geta. Secundulus morreu na prisão. Felicidade, que ao ser presa estava com oito meses de gravidez, deu à luz na prisão dois dias antes da data dos jogos e a criança foi adotada por uma Cristã. milagrosamente ele não precisou mais do leite materno e o peito de Perpétua não ficou inflamado por causa dela não estar mais amamentando e secou normalmente.

No dia 7 de março, eles foram levados para o anfiteatro. A pedido da multidão pagã eles foram chicoteados e seus corpos, dilacerados por um leopardo e por um urso, mas não foram mortas. Perpétua, em seguida, foi atirada a uma vaca feroz e depois foi Felicidade, mas a vaca não as atacou. Em seguida, elas foram despidas, mas os seus corpos dilacerados ofenderam a multidão no anfiteatro, e elas foram novamente vestidas. O carrasco então veio com a espada para a degola, mas quando se aproximou de Perpétua, sua primeira tentativa falhou, errando seu pescoço e em seguida por várias outras vezes errou. Ela então disse que  iria guiá-lo para o seu golpe fatal. Assim a multidão viu que ela não poderia ser morta a não ser que aceitasse, e este milagre converteu centenas de espectadores conforme o historiador contemporâneo  Euzebius”.

Elas foram incluídas no Calendário Romano e no Syriaco. Foram sepultadas na Basílica de Majorum em Cartago.

Na arte litúrgica da Igreja, Perpétua e Felicitas são representadas por duas jovens; ou 2) como duas jovens e duas vacas; ou 3) com um machado.

Como os bois bravos não as atacaram, elas são consideradas padroeiras do gado bovino.

Sua festa é celebrada no dia 7 de março.

 

 

 

Oração da Coleta.

"Ó Deus, pelo vosso amor, as mártires Pepétua e Felicidade resistiram aos perseguidores e superaram as torturas do martírio; concedei-nos, por sua intercessão, crescer constantemente em vossa caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo." 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!